Mística da PJC


A PJC se fundamenta na espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus, segundo o Carisma de Madre Clélia. Nela,o jovem é chamado a ter uma experiência de amizade com Jesus, a partir de um encontro pessoal com o amor que brota do Coração aberto na Cruz. Madre Clélia, em seu modelo de santidade, apresenta como passos a Oração, o exercício das Virtudes e o amor ao Coração Eucarístico de Jesus (DAp. 442).
Madre Clélia propõe que Jesus irá se comunicar com o adolescente/jovem a medida que este se comunicar com ele por meio da oração (Antologia Espiritual, p. 51 – Mg.,II, p121). Por isso, a PJC busca por meio da Palavra de Deus despertar essa oração meditada, refletida, vivenciada, que o leva a assumir com alegria um projeto de vida  à luz do Plano de Deus. 
O encontro pessoal com o Cristo, no seu lado aberto, faz o jovem perceber o amor incondicional que Deus tem por ele e por isso desperta nele o desejo de também amá-Lo. Conforme as indicações de Clélia Merloni o amor, a confiança, a generosidade, a humildade e a reparação, quando bem vividos, suscitam o desejo de ver o Coração de Jesus conhecido, amado e servido no próximo.  O exercício das virtudes permite a PJC amar a Deus por meio do amor ao próximo, reconhecendo nele, sobretudo no mais necessitado, o rosto do próprio Cristo.
O fundamento do amor a Deus e do exercício das virtudes para o jovem cleliano consiste em colocar-se aos pés de Jesus sacramentado, pois o Coração Eucarístico de Jesus consola, conforta e ajuda na realização do Projeto de Deus. Segundo as palavras da fundadora, quando alguém se coloca na presença de Jesus “quão rápidas passam as horas em tão querida e santa companhia” (Antologia Espiritual, p. 170, Mg.I., p.84).
Assim, a mística que dá identidade à PJC, fundamenta-se no Carisma herdado de Madre Clélia, que indica o Coração de Jesus como o tudo de sua vida, afim de que os participantes da PJC possam ser um raio da ternura do Coração de Jesus para o mundo.

Top 10

Ceia judaica cristã: Juventude celebrando a Páscoa!

Quaresma: por que o roxo?

Novena da confiança ao Sagrado Coração de Jesus