Formar o próprio caráter, segundo Madre Clélia

Querida Filha em Jesus Cristo,

Lembre-se, filha, que o mau caráter destrói a caridade, deprecia a virtude e é uma porta aberta para todos os males.
Por que destrói a caridade? Os temperamentos diferem entre si como os rostos; desta dissonância resulta que, se cada pessoa não fizer um esforço para manter a unidade, é impossível a harmonia na convivência, ainda que seja de duas pessoas apenas.
Se quem possui um mau caráter não fizer um sério esforço para se dominar, manifestará durezas, friezas e será motivo de contínuas discórdias. A caridade só é possível com a condição de suportar o que achamos antipático nos outros, e eliminar energicamente o que em nós causa antipatia aos demais. É inútil dizer “Este é o meu gênio” ou “Não combino com o gênio de tal pessoa”. Todas estas desculpas não tem valor aos olhos de Deus; elas não nos dispensam do mandamento do amor e não justificam nossas antipatias e impaciências. Entendeu, filha?
Mas isto não basta. Lembre-se também que uma índole má desmerece a virtude. Existem criaturas boas, mas com um gênio ríspido e difícil, impertinente, maçante e, por isso, causam sofrimentos aos que vivem com elas; outras há que são levianas e volúveis; outras, indolentes e sem ânimo, desorganizadas, sem um projeto de vida, com um caráter tão inconstante e extravagante que só abraçam o bem quando ele está de acordo com seu modo de pensar e de sentir; outras, ainda, são cheias de entusiasmo para o que lhes agrada, e frias para as coisas que não condizem com seu gênio; tomam decisões, não à luz da fé, mas seguem suas inclinações e o seu temperamento, abandonando as melhores obras, assim que cessa o prazer.
Você não acha, filha, que as pessoas que assumem tais atitudes, deixando-se conduzir pelo mau humor, menosprezam a virtude e desacreditam a verdadeira piedade? Se a religião é isto, dizem os cristãos menos comprometidos, é melhor viver sem ela. Digo-lhe mais: a má índole é uma porta aberta para todo o mal. O espírito invejoso imolou Abel, exilou José, perseguiu Davi; o orgulhoso e suscetível levou Ario à heresia. Está vendo, filha, o mal produzido pelo mau caráter e o mau humor? Ainda que não cheguem a tais excessos, eles contaminam tudo o que atingem e introduzem a desordem na comunidade. Ao invés de corrigir, irritam. Ao invés de conduzir o próximo ao bem, eles o afastam; muitas vezes este mal pode atingir também as jovens, mergulhando-as no erro pelas atitudes ásperas com que são tratadas.
Não percebe, filha, que o mau humor age sem ordem, fala sem reflexão, trata os outros bruscamente, e a pessoa que em tudo o mais tem atitudes ponderadas torna-se intratável no seu relacionamento? Não existe algo a reprovar no seu modo de ser, quando se deixa dominar pelo mau humor?


(Carta. Vol. 5, p 23-25. Continua...)

Comentários

Top 10

Ceia judaica cristã: Juventude celebrando a Páscoa!

Quaresma: por que o roxo?

Novena da confiança ao Sagrado Coração de Jesus