Encontro Nacional de Revitalização da Pastoral Juvenil

Brasília - DF, acolheu cerca de 300 jovens e adultos que atuam diretamente com a Pastoral Juvenil em Dioceses, Congregações e Movimentos. A PJC estava presente neste importante momento de reflexão e elaboração de encaminhamentos para a Pastoral Juvenil em todo o Brasil.
Foi entre os dias 7 e 9 de setembro, com representantes de Norte a Sul do país.
Além dos momentos de formação e convivência, os trabalhos em grupo mostraram o quanto sério é o trabalho de acompanhamento da juventude.
Missão, preparação de lideranças, protagonismo jovem no meio político, defesa da vida, condição da juventude no Brasil foram alguns dos temas discutidos.

Um pequeno grupo, em nome de todos, elaborou uma carta compromisso, a partir das reflexões realizadas. Confira!


“Pude também contemplar a força revolucionária de uma Mãe carinhosa que move o coração de seus filhos a saírem de si mesmos com grande ímpeto missionário (…)” (Papa Francisco) 

Nós, Lideranças dos Setores Arqui/Diocesanos da Juventude do Brasil, no 2º Encontro Nacional de Revitalização da Pastoral Juvenil (ENRPJ), reunidos em Brasília, entre os dias 07 a 09 de Setembro de 2017, neste contexto desafiador que estamos . como país, a crise atual, em suas dimensões ética, política, econômica, social, religiosa e existencial, nas quais os jovens são os que mais sentem a insegurança e o peso de um futuro incerto. Atentos(as) às realidades trazidas e partilhadas pelos regionais, inspirados no pontificado do Papa Francisco, respaldados pelo Magistério através do Documento de Aparecida,  da Evangelização da Juventude: Desafios e Perspectivas (Doc. n.85), das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) e do Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade (Doc. n.105), reafirmamos nosso compromisso de aprofundar as Linhas de Ação assumidas no 1º ENRPJ realizado em Dezembro de 2013, sendo, Estruturas de Acompanhamento, Formação e Missão. Disse-nos o Papa Francisco, por ocasião da celebração do encerramento do projeto Rota 300: “Vocês podem redescobrir a criatividade e a força para serem protagonistas de uma cultura de aliança e assim gerar novos paradigmas (…)”. A partir disto, reiteramos o compromisso de aprofundar o caminho assumido no 1º ENRPJ: Formação – continuarmos e ampliarmos as formações de assessoria adulta e jovem nos âmbitos Nacional, Regional e Diocesano; formação de Lideranças Juvenis em todos os âmbitos; elaboração de subsídios que permitam compreender os processos. Estruturas de Acompanhamento – aprimorar a sua organização em todos os níveis; Missionariedade – busca do estado permanente de missão, com atenção às novas linguagens e ambientes do mundo juvenil.Por fim, ampliando nossos horizontes e acreditando que somos portadores dos sonhos e da Alegria do Evangelho, vivendo uma Igreja em saída, em comunhão com a Laudato Si, assumimos o compromisso ante as Políticas Públicas e a Ecologia Integral, na perspectiva da participação nos conselhos paritários, na defesa e promoção da vida. Ainda nos propomos a acolher à luz da fé, nos abrindo ao projeto de vida pensado e sonhado por Deus.Neste Ano Nacional Mariano, em que celebramos os 300 anos de Aparecida, pedimos à Mãe Maria pela nossa juventude, a proteção e benção de Deus.

Brasília, Distrito Federal, 08 de Setembro, festa de Natividade de Nossa Senhora.Integrantes da Pastoral Juvenil

Comentários

Top 10

Você sabe porquê rezamos o OFERECIMENTO DO DIA?

Tapete de Corpus Christi

Novena da confiança ao Sagrado Coração de Jesus