PJC no Projeto Rota 300




A missão começa quando damos nosso “sim” e aceitamos o chamado para ir evangelizar. Quando recebemos o convite, prontamente nos dispomos, e ali já iniciava o espírito missionário. A espera pelo dia da viagem era grande, e a preparação toda foi pensando no que iríamos encontrar e onde iríamos ficar, e quem iríamos encontrar. Viajamos para a cidade de Caçapava-SP, entre São José dos Campos e Taubaté para participar da missão organizada pela Comissão Episcopal para Pastoral Juvenil da CNBB, em comemoração aos jubileu dos 300 anos de Aparecida
Já na chegada fomos bem recebidos pelo pessoal da Comunidade Paroquial de Nossa Senhora da Boa Esperança. Nos encaminharam para a Casa que ficaríamos hospedados, e ao chegarmos lá encontramos nossos irmãos de Missão: da Diocese de Cornélio Procópio uma Irmã Franciscana do Coração de Maria, com quatro jovens da própria diocese; de Curitiba, duas Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus e nós, dois jovens da Pastoral Juvenil Cleliana; e de São José dos Campos, duas Irmãs Salesianas, e outros jovens do Ensino Médio, de um Colégio Salesiano. 
Começamos o primeiro dia de Missão com a Mística, uma oração para começar bem o dia: todos os jovens juntos como missionários vivendo uma comum unidade, para proclamar Cristo. Nos dividimos em grupos, e assim iniciavam as visitas nas casas, cada um com experiências diferentes. Na terça-feira continuamos as visitas e pela tarde fomos à casa dos enfermos da comunidade, levando alento e um ombro para que eles pudessem conversar e se sentirem acolhidos.
No dia seguinte fomos ao Parque da Moçota, onde tivemos um “dia ecológico”, fizemos uma celebração às margens do Rio Paraíba do Sul, rio o qual foi encontrada a imagem de Nossa Senhora Aparecida, 300 anos atrás. Na parte da tarde do mesmo dia, fizemos o oratório, momento com as crianças e mães da comunidade, em que tivemos uma resposta muito positiva com a presença de tantas crianças. Várias atividades esportivas e recreativas foram realizadas, envolvendo os jovens, os pais e as crianças.
Na quinta-feira tivemos uma experiência ímpar, em que visitamos o Instituto Santa Teresa D’Ávila, uma casa de recuperação de dependentes químicos. Tivemos a graça de participar da Santa Missa com o Padre Márlon, fundador da Comunidade Sede Santos, atual mantendora do Instituto. No mesmo dia, à noite, fizemos um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, após a missa, com a comunidade paroquial. No último dia, já um pouco cansados, porém nunca desanimados, fizemos, pela manhã, as últimas visitas nas casas. Durante a tarde, por iniciativa dos alunos do Instituto das Salesianas, fizemos a iniciação dos missionários, os que faziam a primeira missão. Nessa atividade participaram todos os presentes: de Curitiba, Cornélio Procópio e São José dos Campos.
Tivemos a graça de poder participar da Santa Missa todos os dias em que estivemos em missão. No final de cada dia sempre partilhávamos os melhores e mais emocionantes momentos vivenciados por cada missionário.
Fizemos a última ação missionária em Aparecida, encerrando o Projeto da Semana Missionária da ROTA 300, onde participamos da caminhada do porto de Itaguaçu até o Santuário. Durante a tarde tivemos o terço e os testemunhos, bem como a Santa Missa presidida por Dom Vilson Basso. E ao final do dia, um show abençoado.
Agradecemos a Deus pela oportunidade dada a nós e a nossos companheiros de participar de tão bela experiência.
A missão não acaba quando voltamos para casa, ela só se inicia. Temos o dever de continuarmos missionários em nossas cidades, com as pessoas que nos cercam, levando a Palavra de Deus e nosso testemunho. Mostrando a face de Deus em nossa face. Ser missionário não é por apenas uma semana, mas pela vida toda, refletindo o amor de Deus e Maria a todos que por nós passarem.
Que Deus nos dê um espírito mais missionário, e que assim como Maria nos pediu: “Fazei tudo o que Ele vos disser”, possamos estar a serviço Dele e para Ele.

Amanda Caroline Prorok e Vinícius Eduardo Fiorati Barreto

Comentários

Top 10

Você sabe porquê rezamos o OFERECIMENTO DO DIA?

Novena da confiança ao Sagrado Coração de Jesus

Tapete de Corpus Christi