Conversa com o Papa

Vejam a conversa do Papa com os adolescentes crismandos em Milão...

PERGUNTA DE UM MENINO
Olá, sou o David e eu sou de Cornaredo. Eu queria fazer uma pergunta: Mas você, quando você era  da nossa idade, o que lhe ajudou a crescer na amizade com Jesus?
Papa Francisco:
Boa noite!
David fez uma pergunta muito simples, que é fácil para mim responder, porque eu só precisa fazer alguma memória dos tempos em que tive a sua idade. E a pergunta é: "Quando você era da nossa idade, o que lhe ajudou a crescer na amizade com Jesus". Eles são três coisas, mas com um fio comum que liga todos os três. A primeira coisa que me ajudou foram os meus avós. "Mas como, Papa, os avós podem ajudá-lo a crescer a amizade com Jesus?". O que você acha? Pode ou não pode?
meninos:
Sim!
Papa Francisco:
Mas os avós são velhos!
meninos:
Não!
Papa Francisco:
Não? Não são velhos?
meninos:
Sim!
Papa Francisco:
Eles são velhos ... avós são de outra época: os avós não sabem como usar o computador, não tem telefone ... Pergunto novamente: avós, podem ajudá-lo a crescer na amizade com Jesus?
meninos:
Sim!

Papa Francisco:
E isso tem sido a minha experiência: meus avós disseram-me, normalmente, coisas da vida. Um avô era carpinteiro, e ele me ensinou a trabalhar, como Jesus aprendeu o mesmo comércio, e por isso, quando eu via meu avô, eu pensava sobre Jesus. O outro avô disse-me para não ir para a cama sem dizer uma palavra a Jesus, dizer "boa noite". A avó me ensinou a rezar, e também a minha mãe; a outra avó o mesmo ... O importante é isto: os avós têm a sabedoria de vida. O que tem os avós?
meninos:
A sabedoria da vida.
Papa Francisco:
Eles têm a sabedoria de vida. E com eles, com sabedoria nos ensinam como se aproximar de Jesus. Para mim eles fizeram isto. Em primeiro lugar, os avós. Uma dica: conversar com os avós. Falar, fazer todas as perguntas que você quer. Ouça os avós. É importante, neste momento, falar com seus avós. Você entendeu?
meninos:
Sim!
Papa Francisco:
E você, que tem os avós vivos, você vai fazer um esforço para falar, fazer-lhes perguntas, ouvi-los? Você fará o esforço? Você vai fazer este trabalho?
meninos:
Sim ...
Papa Francisco:
Vocês não estão muito convencidos. E você?
meninos:
Sim!
Papa Francisco:
Avós. Depois, me ajudou muito brincar com os amigos, porque brincar bem, brincar e sentir a alegria do jogo com os amigos, sem um insulto, e pensar que assim brincava Jesus ... Mas, eu pergunto, Jesus brincava ou não?
meninos:
Sim!
Papa Francisco:
Mas Ele era Deus! Deus não, não pode brincar ... Jesus brincou?
meninos:
Sim!
Papa Francisco:
Estão convencidos. Sim, Jesus brincava e jogava com os outros. É bom para nós brincar com os amigos, porque quando o jogo é limpo, você aprende a respeitar os outros, você aprende a fazer parte de um time, como uma equipe, para trabalhar em conjunto. E isso nos une a Jesus. Jogar com os amigos. Mas - é algo que eu acho que algum de vocês já disseram - discutir com amigos, ajuda a conhecer Jesus?
meninos:
Não!
Papa Francisco:
Como?
meninos:
Não!
Papa Francisco:
Ok. E se alguém brigar, porque é normal discutir, mas, em seguida, pedir desculpas e terminar a história. Esta certo?
meninos:
Sim!
Papa Francisco:
Para mim isso ajudou muito: brincar com os amigos. E uma terceira coisa que me ajudou a crescer na amizade com Jesus é a paróquia, o oratório, ir à igreja, ir ao oratório e reunir-se com os outros: isto é importante! Vocês gostam de ir à paróquia?
meninos:
Sim!
Papa Francisco:
Vocês gostam ... - mas diga a verdade - Vocês gostam de ir à missa?
meninos:
Sim!
Papa Francisco:
[Risos] Eu não tenho certeza ... Você gosta de ir para o oratório?
meninos:
Sim!
Papa Francisco:

Ah, sim, eu gosto. E estas três coisas - na verdade, este é um conselho para você - essas três coisas vai fazer você crescer na amizade com Jesus: conversar com seus avós, brincar com os amigos e ir à igreja e ao oratório. Porque com essas três coisas, você vai rezar mais. [Aplausos] E a oração é o fio que une as três coisas. Obrigado. [Aplausos]

Eu termino com uma coisa. Há um fenômeno feio nestes tempos, que me diz respeito, na educação: o bullying. Por favor, tenha cuidado. [Aplausos] E agora peço-lhes, crismandos. Em silêncio, escutem-me. Silencioso... Em sua escola, no seu bairro, há alguém de quem se faz ou o que você faz insulto, que provoca porque ele tem esse defeito, porque é grande, porque é magra, por uma coisa ou outra? Pense nisso. E você gosta de fazê-lo sentir vergonha e até mesmo bater-lhe por isso? Pense nisso. Isso é chamado de bullying. Por favor ... [sinal de aplausos] Não, não! Eu ainda não terminei. Por favor, pelo sacramento da Confirmação, façam uma promessa ao Senhor de nunca fazer isso e nunca permitir que se faça na sua escola, no seu bairro. Entendeu?
meninos:
Sim! [Aplausos]
Papa Francisco:
Eu prometo: nunca, nunca tirar sarro, fazer uma paródia, a um colega de classe, vizinhança ... Você promete isso hoje?
meninos:
Sim!
Papa Francisco:
O Papa não está feliz com a resposta ... você prometer isso?
meninos:
[Forte] Sim!
Papa Francisco:
Tudo bem. Este "sim" vocês disseram ao Papa. Agora, em silêncio, pense que coisa ruim é isso, e acho que você pode prometer a Jesus. Promete de nunca fazer isso, o bullying?
meninos:
Sim!
Papa Francisco:
Para Jesus ...
meninos:
[Forte] Sim !!
Papa Francisco:
Obrigado. E que o Senhor vos abençoe!

Comentários

Top 10

Você sabe porquê rezamos o OFERECIMENTO DO DIA?

Tapete de Corpus Christi

Novena da confiança ao Sagrado Coração de Jesus