Aleluia!!!


Saudações amigos da PJC!

Por Reinaldo Milek

A Páscoa é nossa grande festa, pois Jesus Ressuscitou – aleluia, aleluia! Você sabe o que significa a palavra Aleluia? Eu perguntei em sala de aula na semana passada. Meus educandos disseram que significa ALEGRIA, PALMAS PRA JESUS, VIVA... Por isso, pensei em escrever o que ela quer dizer.
Aleluia é a união de duas palavras hebraicas (língua do Antigo Testamento, falada por Jesus e pelo povo Judeu). A primeira palavra se origina do verbo LeHaLeL que corresponde em português ao verbo louvar. No entanto, está conjugado no imperativo (HaLeLú!) significando louvai! A segunda palavra é o NOME de Deus que foi revelado por Ele mesmo a Moisés, quando este foi chamado para libertar o povo judeu que era escravo no Egito. Observe duas curiosidades:

·         Esse episódio é o único encontro narrado polo Antigo Testamento em que um homem ficou face a face com Deus sem ser punido (Adão e Eva) ou levado aos céus (profeta Elias).
·         Deus revelou seu NOME no contexto da Páscoa Judaica; e foi durante essa Festa dos pães Ázimos (Recordação da Saída do Egito) que Jesus se entregou na Cruz e ressuscitou dos Mortos – nossa Páscoa!


 Vamos ler juntos?

Leitura do Livro do Êxodo 3, 13-15:
Então disse Moisés ao Senhor: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.

            Na tradição judaico-cristã, o NOME de Deus é traduzido por EU SOU O QUE SOU. A palavra em hebraico é YaHWeH. É uma palavra impronunciável – os judeus jamais pronunciam o NOME de Deus, mas o substituem por derivações (Adonai, Elohim) ou dizendo simplemente HaShem (que quer dizer literalmente O NOME). Prestou atenção? YaHWeH começa com Ya.

Depois desse passeio bíblico e linguístico, agora podemos traduzir a palavra Aleluia: HaLelu+Ya, ou seja: LOUVAI AO SENHOR!

Aleluia! Pois grande é seu amor para conosco! Aleuia  (Salmo 117)


Comentários

Top 10

Quaresma: por que o roxo?

Ceia judaica cristã: Juventude celebrando a Páscoa!

Novena da confiança ao Sagrado Coração de Jesus