VOCAÇÃO II - O testemunho de fé de Abraão!

Olhando a história de Abraão, como é possível fortalecer a fé e a vocação?

Abraão: Uma Vida itinerante


     Um homem que ouviu pela primeira vez o chamado de Deus aos 75 anos e que há poucos anos havia seguido seu pai de Ur para Harã. Quando seu pai estava para morrer e com idade avançada, Deus pediu a Abraão que deixasse sua terra e seu pai e O seguisse. Abraão assim o fez, partiu seguindo a voz do Senhor e levou consigo apenas sua esposa Sara e seu sobrinho Ló.
     Abraão percorreu muitas terras vivendo de acampamento em acampamento  foi parar no Egito. Chegando lá Deus lhe mostrou o local para onde ele deveria conduzir o seu povo: Canaã.
     Durante todos esses anos de caminhada, Abraão não perdeu a fé, pois confiava na promessa que Deus lhe havia feito: "Farei de ti uma grande nação, eu te abençoarei. Tu serás uma fonte de bênçãos".

A ação de Deus

     Mesmo sabendo que a "terra" era (e é também para nós) um motivo de segurança, de estabilidade, Deus pede para Abraão deixar a terra em que vivia, pois, daquele momento em diante, ele deveria reconhecer apenas um pai: Deus!
     O desapego às coisas e sentimentos humanos é necessário, porque aqueles que são chamados por Deus não podem viver durante toda a vida ligando-se ao que é provisório. Abraão foi convidado a deixar toda sua segurança, toda sua estabilidade e confiar plenamente em Deus.
     Um grande sonho de Abraão era ter um filho e Deus o recompensou. Mesmo sua esposa sendo estéril e vivendo um momento de instabilidade e medo que geravam dúvidas em seu coração, "Será verdade que eu terei um filho, velha como sou?", a promessa de Deus se cumpriu, e desse fruto nasceu Isaac. 
    Mais uma ação de Deus evidente na vida de Abraão foi quando Deus o colocou à prova, pedindo que Abraão sacrificasse seu filho. Deus não deixa que isso aconteça, mas Abraão demonstra sua fé respondendo ao chamado de Deus.

Lição

     Para que possamos descobrir nossa vocação e responder aos apelos de Deus devemos seguir os passos de Abraão. O desapego às coisas e sentimentos humanos; Esforço contínuo para alcançar os dons oferecidos por Deus e, especialmente; Confiança plena no Criador.
     "Abraão não perdeu a fé, nem duvidou da promessa de Deus." (Rm 4, 18)

Fala galera da PJC!
Como estão os preparativos para a JMJ Rio 2013?
Na próxima semana vamos tratar da Fidelidade....  

Comentários

Top 10

Ceia judaica cristã: Juventude celebrando a Páscoa!

Quaresma: por que o roxo?

Novena da confiança ao Sagrado Coração de Jesus